BLOG
Fique por dentro do que acontece no Sindicato:
25 de novembro- Dia Internacional da não violência contra a mulher
O dia 25 de novembro é celebrado mundialmente e tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos desses maus tratos.
Desde o começo da pandemia do coronavírus, 497 mulheres perderam suas vidas. Foi um feminicídio a cada nove horas entre março e agosto, com uma média de três mortes por dia, o número aumentou 2,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. São Paulo, com 79 casos, Minas Gerais, com 64, e Bahia, com 49, foram os estados que registraram maior número absoluto de casos no período.
A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública, não distingue cor, classe econômica ou social, está presente em todo o mundo.
Como denunciar:
A forma mais simples é através dos seguintes canais:
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher, para denúncias, ou Disque 190 – Polícia Militar, para atuação emergencial.
A vítima também pode se dirigir à Delegacia de Polícia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência.
Importante lembrar que caso você não seja vítima, mas presencie qualquer situação de violência doméstica e familiar, também pode denunciar em nome da vítima e ajudar a salvar sua vida.
O aumento do espaço da mulher na sociedade
Hoje em dia a mulher exerce cada vez mais o papel de protagonista, porém ainda sofre com as heranças históricas do sistema social patriarcal em seu cotidiano.
Graças às lutas promovidas, com o tempo a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura frágil e assumindo papel importante na sociedade.
Mas, é preciso mais. É preciso lutar diariamente pela valorização da mulher e pelo reconhecimento da sua força na construção de uma sociedade mais digna e igualitária.
A luta pela não Violência Contra a Mulher tem que ser de todos, homens e mulheres.