6 de Janeiro – Dia da Gratidão

O dia da gratidão é comemorado anualmente em 6 de janeiro.

Esse é um dia dedicado ao agradecimento, dia de expressar gratidão por tudo o que somos e temos, por tudo de bom que nos acontece e pelos desafios que nos deparamos.

Agradecer é um exercício diário que traz muitos benefícios, pois desperta em cada um de nós uma atitude positiva com relação à vida e que nos fortalece para os momentos de dificuldades.

A data teve origem no dia 21 de setembro de 1965, quando um encontro internacional no Havaí reuniu pessoas motivadas a reservar um dia do ano para agradecer. Nos Estados Unidos e no Canadá, principalmente, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês) é o dia de demonstrar gratidão.

Segue abaixo alguns benefícios da gratidão comprovados cientificamente:

A gratidão melhora a saúde física

Você costuma sentir dores? Pessoas gratas tendem a sentir menos dores e a sentirem-se mais saudáveis que pessoas que não tem o hábito de agradecer, segundo uma pesquisa publicada no Personality and Individual Differences. Isso deve estar ligado ao fato de que pessoas gratas são mais propensas a cuidar melhor da saúde. São mais propensas a praticar exercícios físicos e a fazer check up regularmente com seus médicos, o que contribui também para uma maior longevidade.

A Gratidão melhora a saúde mental

Como anda sua saúde mental? Que tipo de pensamentos passam pela sua cabeça? A Gratidão reduz uma infinidade de pensamentos e sentimentos negativos como inveja, ressentimento, frustração, arrependimento, etc. Robert A. Emmons, Ph.D. e um dos principais pesquisadores sobre o sentimento de gratidão, realizou diversos estudos sobre a gratidão e o bem estar. Sua pesquisa confirma efetivamente que a gratidão aumenta a felicidade e reduz a depressão.

Pessoas gratas dormem melhor

Você tem dificuldades em pegar no sono? Fazer um caderno de anotações ou um diário agradecendo pelo dia melhora o sono, de acordo com um estudo publicado na Applied Psychology: health and Well-Being. Dedique pelo menos 15 minutos anotando alguns sentimentos de gratidão antes de dormir e poderá dormir melhor e por mais tempo.

A gratidão melhora a autoestima

Em um estudo publicado no O Journal of Applied Sport Psychology mostra que a gratidão aumenta a autoestima e o desempenho de atletas. Outros estudos apontam que pessoas gratas, ao se comparar com outras pessoas, não sentem inveja ou ressentimento por quem tem mais dinheiro ou um emprego melhor (o que é importante para manter a autoestima). Pessoas gratas são mais capazes de apreciar e reconhecer as realizações de outras pessoas.