1º de março – Dia Mundial de Zero Discriminação

O Dia Mundial de Zero Discriminação é celebrado hoje, dia 1 de março. A data é uma campanha do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2013, com foco no combate a todas as formas de discriminação. A campanha chama atenção para o direito de todos a uma vida plena e digna.

O Unaids tem a visão de transformar o mundo, todos os dias e em todos os lugares, para alcançar uma sociedade sem discriminação. A iniciativa visa demonstrar que todos podem se informar para acabar com seus preconceitos e ajudar na promoção da tolerância, do respeito, da compaixão e da paz.

O presidente do SindSerJun, Marcio Cardona, ressalta que essa data é uma oportunidade para que todos compreendam e aceitem que existem indivíduos com variadas personalidades, que todos carregam consigo histórias diferentes de vida. “Ninguém deve ser discriminado por causa de sua idade, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, deficiência, raça, etnia, idioma, saúde (incluindo estado sorológico positivo para HIV), localização geográfica, situação econômica ou por qualquer outro motivo. Esse dia é uma oportunidade para destacar como todas as pessoas podem fazer parte da transformação e se posicionar em favor de uma sociedade mais justa”, finaliza Cardona.