BLOG
Fique por dentro do que acontece no Sindicato:
Todos os profissionais da Saúde devem ser reconhecidos e valorizados. Hoje (12 de maio) é dia de reflexão!
Os profissionais de Saúde representam a alma da sociedade. São os responsáveis por cuidar da vida do coletivo, muito mais do que da saúde dos pacientes, mas também são incumbidos pelo carinho e atenção necessários ao ser humano. A data de hoje, 12 de maio, foi eleita para homenagear esses profissionais, mas nem sempre foi assim.
O dia 12 de maio era comemorado o Dia da Enfermagem, uma merecida homenagem a Florence Nightingale, inglesa considerada a idealizadora da enfermagem moderna e fundadora da primeira Escola de Enfermagem. Entretanto, devido ao crescimento de hospitais e áreas da saúde, a data foi modificada para alcançar outros profissionais que podem ser: médicos, enfermeiros, biólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, biomédicos, farmacêuticos, entre outros.
O MOMENTO EXIGE REFLEXÃO
Desde que fomos pegos de surpresa em 7 de janeiro de 2020 com as primeiras notícias sobre um novo coronavírus, não temos como desassociar os fatos ocorridos ao longo dessa pandemia aos profissionais da Saúde. Todas as medidas tomadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e aderidas ao redor do mundo, tiveram o propósito inicial de identificar, conhecer e evitar ao máximo a transmissão. Concordamos: nos primórdios da contaminação recebemos muitas informações desencontradas e incompletas. Por fim, cientificamente, a população mundial foi devidamente orientada como proceder para juntos tentarmos erradicar definitivamente a ameaça.
Tivemos, e ainda temos, muitos profissionais atuantes na linha de frente de combate à pandemia. Por esse motivo, vamos aqui enaltecer, principalmente, os Servidores públicos de Jundiaí. Todos foram importantes nos tratamentos aos enfermos. São indispensáveis na orientação e zelo pela vida do coletivo. O Atendente, Auxiliar de Limpeza, Agente Comunitário, Auxiliar de Farmácia, Farmacêutico, Técnico e Auxiliar de Enfermagem, Médico, Gestor de Núcleo, entre outros, estiveram empenhados e reafirmaram seu valor no dia a dia da execução de suas funções, inclusive aos finais de semana.
A pandemia elevou os transtornos físicos e psicológicos de alguns profissionais. Por exemplo: perturbação do sono; irritabilidade; estresse; dificuldade de concentração; perda de satisfação na carreira; tristeza; apatia; pensamento negativo e suicida; entre outros distúrbios. Muitos superaram esses problemas, mas ainda existem milhares de profissionais da Saúde nesta lamentável situação, completamente abandonados por alguns governantes.
Infelizmente, muitos profissionais da Saúde, inclusive nas unidades municipais, enfrentam jornadas extenuantes, sem férias, salários e benefícios defasados, e mesmos assim, cumpridores de metas do município. Vacinam, diariamente, a maior quantidade possível de cidadãos. Esses profissionais executam seus trabalhos aos sábados e domingos e são carentes de reconhecimento pelos valorosos serviços prestados avidamente.
O SindSerJun, neste 12 de maio, tem um imenso orgulho de representar e lutar por cada Servidor da Saúde. Na pandemia, nos momentos mais agudos, também estivemos presentes para acompanhar cada denúncia e cobrar soluções rápidas da Administração Municipal. Ressaltamos que agora, dia 4 de maio, houve um grande avanço para o setor, quando a Câmara dos Deputados aprovou por 449 votos a 12, a criação do piso salarial de Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Parteiras (PL 2.564/20). A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento.
PARABÉNS A TODOS O PROFISSONAIS DA SAÚDE, EM ESPECIAL ÀQUELES QUE ATUAM EM JUNDIAÍ