Parabéns, Assistentes Sociais | Protagonistas na luta pela construção de uma nova sociedade para todos!

O Assistente Social está ao lado da classe trabalhadora e possui um elo muito especial com as atividades do Sindicato. A data de 15 de maio, na qual celebramos a profissão, é a oportunidade também de refletirmos sobre a função. Na atual conjuntura de ameaça às liberdades democráticas e constantes ataques aos direitos trabalhistas e sociais, destacamos a contribuição dos profissionais no atendimento às demandas da população.

Nossos companheiros do Serviço Social de Jundiaí merecem destaque e reconhecimento. São Servidores empenhados nas ações permanentes por melhores condições da vida, saúde e trabalho aos grupos sociais menos favorecidos. Na prática, são membros ativos na luta pelos direitos humanos.

ATUAÇÃO EM PROL DA VIDA

Estes trabalhadores, muitas vezes despercebidos pela sociedade, são fundamentais e as colunas invisíveis de Jundiaí. Em trabalho conjunto com profissionais da Saúde (Médicos, Psicólogos e Enfermagem), atuam em programas contra a dependência química, prevenção ao suicídio e ferramentas de apoio à saúde emocional.

HOMENAGEM DE 2022

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) hasteia uma bandeira muito pertinente neste ano: “Trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com elas”. E o fato de estar no feminino a chamada é um ponto muito pertinente, pois o País possui mais de 200 mil profissionais, sendo a grande maioria (90%) composta por mulheres. O órgão destaca também a sua diversidade: negras, indígenas, brancas, quilombolas, periféricas, com deficiências, etc.

DEDICAÇÃO TOTAL

Os profissionais se especializam através do curso de Ensino Superior em Serviços Sociais. A partir de sua formação, iniciam a construção de projetos e políticas sociais, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Como se fosse pouco, o Assistente Social presta orientações a grupos e famílias, realiza estudos, planeja, organiza e administra benefícios sociais. Também atua na docência, realiza pesquisas e investigações científicas. Elabora pareceres sociais, laudos, projetos e relatórios.

Deste modo, não temos como possuir uma cidade forte e igualitária sem o papel destes agentes transformadores. Nosso muito obrigado por toda dedicação.

PARABÉNS, ASSISTENTES SOCIAIS!