Prefeitura responde ofícios do SINDSERJUN e não atende anseios dos Servidores. Sindicato convocará categoria para nova assembleia

O SINDSERJUN protocolou, dia 29 de maio, o Ofício nº 0006/2023/SSPMJ cobrando retorno URGENTE da Administração referente ao documento registrado na Prefeitura no último dia 17 com a contraproposta dos Servidores de Jundiaí frente à primeira proposta oficial apresentada pelo Governo Municipal.

RESPOSTA DA ADMINSITRAÇÃO

Hoje, dia 30 de maio, recebemos o Despacho Nº SEI 0867145/2023 da Prefeitura rejeitando os anseios dos Servidores. O SINDSERJUN age rápido, mais uma vez, e convoca assembleia para o dia 5 de junho, às 17h30, na sede do Sindicato.

CONFIRA AS CONSIDERAÇÕES DA PREFEITURA NO DESPACHO

Em atenção aos ofícios do SINDSERJUN – reivindicações campanha salarial 2023, temos a considerar: diante dos estudos concluídos, atendendo a capacidade do município em atender as demandas compromissadas, ficou definido pela gestão:

1. Reajuste do servidor a contar de 01 maio de 2023, considerando a inflação acumulada, acrescidos de 1,5% de ganho real, totalizando 5,33%;
2. Vale alimentação no valor de R$ 912,00, a contar de 01 de maio de 2023 e parcela adicional de novembro/23.
3. Recomposição salarial (anos 20 e 21) de 12,45% a ser pago em duas vezes, 6,05% a partir de 01 de setembro/23 e 6,05% a partir de abril/24.
4. Vale alimentação no valor de R$ 968,00 a contar de 01 de setembro de 2023 e R$ 1.027,00 a contar de 01 de abril de 2024.
5. Alteração da data-base, não levada a termo, diante de apontamento da UGNJC/PCJ – Anexado ao presente as respectivas minutas.

Por fim informamos que os respectivos Projetos de Lei, foram encaminhados à Câmara Municipal, retorne ao Sindserjun com as informações solicitadas.

RESUMO DO DOCUMENTO DO GOVERNO

A Prefeitura não atenderá às reivindicações dos Servidores definidas em assembleia, dia 17 de maio, quando os mais de 200 Servidores presentes rejeitaram a proposta de reajuste salarial escalonada e definiram, democraticamente e com ampla participação da categoria, as seguintes reivindicações:

• 10% de reajuste imediato (maio/2023); 4,5% em setembro/2023 retroativo a maio/2023; mais 4,5% em janeiro/2024 (também retroativo a maio/2023);
• Reajuste no cartão-alimentação para todos os Servidores ativos da administração direta e indireta, nos mesmos índices, com retroatividade;
• Antecipação da data-base para o mês de janeiro.

POSIÇÃO DO SINDSERJUN

A Prefeitura não pode UNILATERALMENTE enviar o projeto de lei à Câmara Municipal com a primeira proposta de reajuste escalonada, pois os Servidores rejeitaram em assembleia. As instituições devem ser respeitadas e o diálogo precisa ser permanente. O SINDSERJUN é o legítimo representante dos Servidores e jamais aceitará qualquer decisão governamental impositiva. É PRECISO URGENTEMENTE RETOMARMOS TODAS AS NEGOCIAÇÕES.

O discurso da Prefeitura estar sem dinheiro não cola mais, pois durante a pandemia foi o período em que as Prefeituras do Brasil mais arrecadaram e ainda não realizam nenhum reajuste aos Servidores e muito menos quitaram sexta-parte, quinquênio, entre outros direitos. Ou seja, o cofre está cheio.

JUNDIAÍ ESTÁ SUPERAVITÁRIA

Conforme pesquisa realizada pela equipe técnica do SINDSERJUN no Tribunal de Contas dos Municípios, “Análise da Despesa (Execução Orçamentária) referente ao mês de março, a Prefeitura está no verde:

Receitas realizadas: R$ 990.661.609,57
Despesas liquidadas até o período: R$ 685.359.434,93
RESULTADO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA: R$ 305.602.174,64

Após apresentar os números, o relatório do Tribunal de Contas ainda arremata: “Da análise do comportamento das receitas arrecadadas e despesas liquidas, observamos uma situação favorável, em virtude da ocorrência de superávit demonstrado”.

SOBRE O RELATÓRIO DO TRIBUNAL

Não pode haver contestação da Prefeitura sobre o relatório divulgado pelo SINDSERJUN, pois as informações contidas no documento foram fornecidas pela própria equipe do Governo atual ao Tribunal de Contas dos Municípios. Portanto, as informações são verídicas e comprovam o bom momento vivido pelo município.

PREFEITO: ATENDA AO SERVIDOR

Só resta a prefeito atender os Servidores. Os números comprovam que é possível e o funcionalismo municipal merece este reconhecimento. Jundiaí cresce graças aos Servidores. Foram dois anos sem reajustes salariais com perdas significativas.

AVANTE, SERVIDORES!
REAJUSTE JÁ CONFORME APROVADO PELA CATEGORIA!