“O melhor de tudo é que acabamos por trocar a relação de professor e aluno, por uma relação de amizade”, diz Márcio Cardona

Nossos professores, nossos amigos!

Por Jesus dos Santos

Perguntado sobre como poderia comparar seus professores, desde a infância, com estes mais de 1,6 mil, que hoje representa por meio do Sindserjun, o presidente Márcio Cardona preferiu citar trecho de texto de Reginaldo Malimpensa, publicado pela Unicep, no ano passado.

“Em todo o meu tempo de escola, é claro que também como Malimpensa tive professor daquele tipo que conta piadinhas e daquele tipo mais bravo. No entanto, um ensinava tão bem quanto o outro!”, conta Cardona.

“Temos inúmeros tipos de professores, cada qual com suas características e personalidades diferentes, mas todos eles importantíssimos para a nossa vida”, completou.

Cardona também cita uma das mais altas exaltações que já ouviu sobre os professores, especificamente japoneses. E, independentemente de ser verdadeira ou tratar-se de boato, diz que vale, pelo menos, a reflexão.

“Não posso afirmar a veracidade da frase. Ela pode até se tratar de um boato. Mas, veja que já circulou pela rede mundial que há um tipo de exaltação aos professores japoneses, que considero uma das mais altas que já ouvi. Fala-se que eles, os professores japoneses, são os únicos profissionais que não precisam se curvar diante de seu Imperador. Verdade ou boato, é preciso refletir”, alerta Cardona.

“Todos sabemos que, no Japão, curvar-se é a saudação mais comum e faz parte de sua cultura, desde os tempos mais remotos. Lá, o Imperador é uma autoridade extremamente respeitada pela nação e todos se curvam diante dele, independentemente da profissão que exercem”, destacou.

Mas para falar sobre o melhor dos professores, Cardona também continua preferindo seguir a linha de Reginaldo Malimpensa e apontar para a amizade naturalmente construída entre o professor e os alunos.

“O melhor de tudo é que passamos tantos anos ao lado desses profissionais, que acabamos por trocar a relação de professor e aluno, por uma relação de amizade.

Sem dúvida o professor é nosso amigo. É um profissional que passa dias montando aulas, esquematizando o progresso de todo um ano de conteúdo, visando sempre o melhor jeito de ensinar, de absorver. Tudo para nosso benefício! Tudo como atos de amigo em busca do melhor para os amigos. Podemos falar de inúmeros profissionais importantes por sua formação. Porém, nenhum com a importância e relevância que tem um professor, que, também como amigo, forma todas as profissões.