BLOG
Fique por dentro do que acontece no Sindicato:
“As responsabilidades continuam as mesmas que garantiam a administração de um reino”, diz Márcio Cardona
Do escriba ao assistente de administração
Conta a história que o cargo de assistente de administração teve origem nas antigas civilizações egípcias, quando então era denominado escriba.
Os escribas formavam uma categoria de notório destaque no Egito, já que tinham a responsabilidade pela arte da escrita, além de desenvolverem outras funções como arquivista, copista, contador ou secretário.
Eram eles os cargos de confiança do rei ou do imperador, vez que eram os únicos letrados do reino.
Conta ainda a história que dos escribas vieram os secretários e, mais tarde, os assistentes de administração.
Na Prefeitura de Jundiaí, essa categoria é bastante significativa, não só enquanto detém a importância do cargo, mas pelo seu quantitativo: eles são mais de 800, lotados nas diversas Unidades de Gestão e também cedidos a alguns órgãos da esfera estadual ou federal.
Para Márcio Cardona, presidente do Sindserjun, as atividades dos assistentes de administração da Prefeitura de Jundiaí, simplesmente ganharam modernidade, mudando o jeito de realizar um trabalho. Mas as responsabilidades continuam as mesmas daquelas que garantiam a administração de um reino.
“A responsabilidade dos assistentes de administração da Prefeitura de Jundiaí vem desde os tempos mais remotos e a história conta isso, quando narra sobre os escribas. Hoje, é o assistente de administração o responsável pela elaboração desde os documentos mais simples até os mais complexos. É evidente que, assim como antigamente, as responsabilidades continuam as mesmas. Hoje, temos novas maneiras e muita tecnologia para executar as tarefas”, explica Márcio Cardona.
Dentre as atividades desenvolvidas pelos assistentes de administração estão o acompanhamento de processos, de documentação, arquivo em geral, elaboração de planilhas, gráficos, quadros demonstrativos, relatórios e outros expedientes, alguns até bastante complexos.
“Queremos registrar aqui a nossa homenagem à essa categoria, que faz de suas atividades a garantia do registro da prestação do serviço público a todos os jundiaienses. Sem os assistentes de administração, nenhuma prestação de serviços públicos seria comprovada ou documentada, para garantir a organização e desenvolvimento de uma cidade como Jundiaí”, finaliza Márcio Cardona.