fbpx

BLOG

Fique por dentro do que acontece no Sindicato:


20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra comemorado no dia 20 de novembro, tem como marco na história a homenagem ao Zumbi dos Palmares, líder quilombola que combateu a escravidão durante o período do Brasil colonial. A data simboliza a luta e resistência por liberdade e igualdade racial, e deve ser lembrada diariamente, pois, reforça a reflexão que mesmo depois de tantos anos ainda não conseguimos alcançar igualdade racial entre os povos, em sua totalidade.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou uma pesquisa no qual relata que; apesar da redução das desigualdades raciais vivenciadas ao longo da última década e meia, com uma relativa melhora do mercado de trabalho para a população negra, a mudança ficou longe de promover a dignidade de valorização do trabalho exercido pelos negros em relação aos não negros.

De acordo com o “Atlas da Violência 2020”, estudo que traça o perfil das mortes ligadas a crime no Brasil, mostra com dados oficiais a realidade de um país marcado pelas desigualdades e pelo forte racismo. Os números apontam que os riscos de morte por homicídio para homens negros eram 74% maior e para mulheres negras 64,4% se comparados aos casos de homicídio de indivíduos não negros. A taxa de homicídios estabelecida por 100 mil habitantes demonstra que para a população negra é de 37,8 mortes e para os não negros este índice cai para 13,9. Em 2018, os negros representaram 75,7% das vítimas de homicídios. Isto significa que para cada indivíduo não negro morto naquele ano, três negros foram assassinados.

Racismo é Crime
Foi criada há 29 anos a Lei 7.716, que define os crimes resultantes de preconceito racial. A legislação determina a pena de reclusão a quem tenha cometidos atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Com a sanção, a lei regulamentou o trecho da Constituição Federal que torna inafiançável e imprescritível o crime de racismo, após dizer que todos são iguais sem discriminação de qualquer natureza.

Lutemos todos juntos por uma sociedade sem qualquer discriminação, onde todos tenham as mesmas oportunidades. Somos todos chamados para construirmos uma nova nação. Um Brasil sem racismo é possível!

Posts recentes

Arquivos

Categorias

Tags