BLOG
Fique por dentro do que acontece no Sindicato:
Fevereiro Roxo: mês da consciência sobre Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer
Todos os meses do ano possuem uma cor, que são utilizadas como uma forma de alertar a população para temas de grande importância, especialmente voltados para a saúde.
Em fevereiro, a cor roxa alerta para a conscientização de três causas: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Em comum, são doenças incuráveis e que, por isso, devem ser identificadas em seus estágios iniciais para que os sintomas possam ser controlados ou adiados.
Essa campanha foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia – MG, que tem como lema: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, incentivando o diagnóstico precoce.
Lúpus é uma doença inflamatória crônica e autoimune que provoca inflamações e lesões em vários órgãos. Rins, pulmões, pele e articulações são as áreas mais acometidas, porém a doença eventualmente atinge até cérebro e coração. É mais comum nas mulheres. Alguns de seus sintomas são: dores nas articulações; queda de cabelo; manchas avermelhadas, especialmente em rosto, pescoço, peito e cotovelos; feridas na boca; dor de cabeça e, em casos graves, convulsões.
A doença de Alzheimer tem como principal característica a perda das funções cerebrais, causando problemas na memória, pensamento e comportamento. A doença é responsável por mais de 60% dos casos de demência, quando a pessoa perde as capacidades de raciocínio, julgamento e memória, tornando-o progressivamente dependente para a realização das suas atividades básicas de vida diária.
A fibromialgia é uma síndrome que causa dor em todo o corpo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.