BLOG
Fique por dentro do que acontece no Sindicato:

A importância da organização sindical dos trabalhadores
Os sindicatos são organizações de representação dos interesses dos trabalhadores, criadas para compensar o poder dos empregadores na relação contratual sempre desigual e reconhecidamente conflituosa entre capital e trabalho. Nascem na primeira metade do século XIX, como reação às precárias condições de trabalho e remuneração a que estão submetidos os trabalhadores no capitalismo.
Em nota técnica, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) reforça a importância da organização sindical dos trabalhadores, que muito luta para compensar o poder desigual e conflituoso na relação contratual.
O trabalho no Brasil tem uma história carregada de explorações e condições precárias. Os sindicatos, assim, nasceram como uma reação às desigualdades submetidas aos trabalhadores.
“Desde então, têm exercido papel fundamental na organização da classe trabalhadora para a luta por uma sociedade justa e democrática, pressionando pela ampliação dos limites dos direitos individuais e coletivos ainda hoje estreitos em muitos países, entre os quais o Brasil”, afirma o Dieese, na nota técnica.
Negociações coletivas
A atuação dos sindicatos nas negociações coletivas também é tema na nota técnica. Afinal, a prática envolve negociações que podem ser muito duras com as empresas. O sindicato, por sua vez, passa a fortalecer os trabalhadores dispondo de recursos para contrapor o poder dos patrões.
Ao final do século 19, os sindicatos obtiveram reconhecimento institucional nos principais países industrializados. Desde então, têm exercido papel fundamental na organização da classe trabalhadora para a luta por uma sociedade mais justa e democrática, pressionando pela ampliação dos limites dos direitos individuais e coletivos ainda hoje estreitos em muitos países, entre os quais o Brasil.