A importância do servidor público na sociedade

O servidor público é um importante agente na construção social. Não existe funcionalidade em um município sem seu quadro de servidores, visto que eles são responsáveis pelos diversos serviços colocados à disposição do munícipe.

Na Roma Antiga, os senadores que ocupavam o mais nobre cargo do funcionalismo público, eram consultores do imperador e governantes das principais províncias, seja pelo reconhecimento social conquistado, pelos inerentes privilégios decorrentes do cargo, sempre instigavam certa avidez dos não eleitos.

No Brasil, o funcionalismo público se faz presente desde a chegada dos portugueses, em 22 de abril de 1500. O receio de invasões estrangeiras e a necessidade de desenvolver a economia da colônia tornaram urgente a ampliação da máquina burocrática metropolitana, a partir de 1530.

Em 1808, ao lado de D. João VI, quase 15 mil portugueses, dentre membros da realeza, funcionários, criados, assessores e pessoas ligadas à corte, se instalaram na cidade do RJ. A partir deste momento, diante da necessidade de reger-se a colônia conforme a diplomacia real, tomou-se maior consciência da importância do trabalho administrativo.

No contexto histórico, proclamou-se a independência, aboliu-se a escravatura, o Brasil virou República e, durante toda a história política, lá estavam presentes os funcionários públicos, impulsionando o desenvolvimento do País.

“Não há como se falar em serviço público de qualidade sem servidor público comprometido com o trabalho, pois a principal particularidade do cargo é a responsabilidade do mesmo em cuidar do que é de todos, com a missão de servir bem ao público de forma imparcial” ressalta Márcio Cardona, presidente do SindSerJun.

A democracia e o desenvolvimento de uma nação dependem de um serviço público de qualidade. Um município tem em seu alicerce a dedicação e o trabalho de muitos servidores.

Estes cidadãos têm a missão de estabelecer um elo entre o Poder Público e a população, prestando serviços essenciais aos habitantes. Então seu devido reconhecimento é indispensável para que a classe possa desempenhar o seu papel com eficiência e transparência.

“Um servidor público qualificado, capacitado e dedicado é a melhor aposta que a sociedade pode fazer, pois garante uma gestão pública eficiente e eficaz, trabalhando tão somente em favor do cidadão” completa Cardona.

Valorizar o serviço público é, também, reconhecê-lo como um importante agente na construção de um país melhor!