fbpx

BLOG

Fique por dentro do que acontece no Sindicato:


Além do olhar: a importância do Instituto Braille para a sociedade

As dificuldades encontradas por deficientes visuais podem ser amenizadas através de várias iniciativas. Entre elas, está o Instituto Braille, conhecido dos moradores de Jundiaí desde 1947, ano de sua inauguração.

Em sua primeira sede, a profissionalização das pessoas com deficiência visual consistia na confecção de utensílios voltados a limpeza doméstica para comercialização, e a verba arrecadada era revertida para a compra de material para os assistidos.

Devido a grande demanda e procura de membros em idade escolar, o instituto contratou uma professora, a qual acelerou o processo educacional e promoveu a integração, pela primeira vez no Estado de São Paulo, de crianças com deficiência visual ao ensino regular.

Com o passar do tempo, os dirigentes criaram uma equipe multidisciplinar e passou a contar, além do serviço social e da psicologia, com profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Importância do sistema braile na educação

Desde o começo da entidade até os dias atuais, o sistema permite que as pessoas com deficiência visual possam escrever e ler, essa competência proporciona o acesso à informação, por meio da comunicação escrita em todas as partes do mundo.

Outra característica desse mecanismo é que ele proporciona a inclusão educacional de crianças, jovens e adultos. Permitindo, inclusive, maior independência dos alunos e, consequentemente, autonomia sobre os próprios processos de conhecimento e desenvolvimento social, uma vez que a comunicação é fundamental para a vivência em sociedade.

O Instituto hoje

Atualmente, o instituto Luiz Braille atende mais de 5.000 pessoas por mês, e é mais do que uma escola que atende crianças e adultos com deficiência visual total ou parcial, baixa visão e deficiências múltiplas. O Braille também conta com um prédio de ambulatório oftalmológico e um centro cirúrgico, e é credenciada como Hospital Dia para atendimento em Oftalmologia, além de abrigar a Residência Médica em Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Pelos méritos conquistados pela Reabilitação, reconhecida em todo o Estado de São Paulo, tornou-se ainda uma Unidade de Referência em Serviços de Reabilitação Visual.

“O Braille se tornou uma instituição vital e necessária para Jundiaí e região, além de ser referência no campo oftalmológico. Deve ser mantido e preservado, pois é essencial à cidade e seus moradores”, ressalta Márcio Cardona, presidente do SindSerJun.

Posts recentes

Arquivos

Categorias

Tags