BLOG
Fique por dentro do que acontece no Sindicato:
CANDIDATO: Luiz Fernando Machado – PSDB
Questionamento do SindSerJun:
“Qual a sua proposta para os servidores públicos do Município de Jundiaí e qual o seu posicionamento acerca da reforma administrativa do Governo Federal?”
Resposta:
Os mesmos valores e princípios, sob o qual atuamos neste primeiro período de gestão, continuam sendo essenciais para superarmos os desafios de um novo mandato. Nossa gestão atuará de forma austera, responsável, transparente e profissional, respeitando o cidadão. Tudo será planejado, executado e monitorado com inteligência, eficiência e participação, usando todas as ferramentas de governança à disposição da equipe de governo, para que a cidade melhore e evolua. Nesse sentido, é fundamental intensificar os cursos de formação e a capacitação dos servidores, com vistas a desenvolver as habilidades e competências necessárias à profissionalização do serviço público e a melhoria do desempenho das políticas e programas municipais.
Além disso, nossos principais compromissos com os servidores são os seguintes: Assegurar o equilíbrio entre receita e despesa, para manutenção dos pagamentos e obrigações em dia; Respeitar os limites de gastos estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); Atualizar o Estatuto do Servidor e a legislação previdenciária municipal; Promover treinamentos e cursos de qualificação para os servidores em todas as áreas da administração municipal; Valorizar a Mesa Permanente de diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos do Município; Promover estudos visando à valorização das carreiras e quadros de servidores, aperfeiçoando as estruturas do plano de cargos; Criar um think tank para debater e propor um plano para o “novo normal e o serviço público exigido pelo cidadão”.
As reformas estruturantes são essenciais para a retomada do crescimento da economia brasileira, dentre as quais, a reforma administrativa, necessária para garantir um Estado mais eficiente, que coloca mais recursos na ponta para prestar melhores serviços de saúde, educação e segurança às pessoas. O cenário econômico traçado no pós-pandemia, em 2021, evidencia uma recuperação em ritmo ainda lento, o que reforça a importância do debate. Meu posicionamento também é no sentido de que precisamos garantir que os servidores não fiquem sujeitos às flutuações políticas. A rigor, limitar o tema ao debate ideologizado é negligenciar reais necessidades da população.
Ressalto, por oportuno, que, no âmbito do município, o servidor público exerce papel essencial para a prestação direta de serviços à população, razão pela qual ele será tratado com respeito e dignidade, valores que não abriremos mão para conduzir toda e qualquer entendimento com a classe.