fbpx

BLOG

Fique por dentro do que acontece no Sindicato:


Novas regras de aposentadoria para 2021

Em novembro do ano passado entrou em vigor a reforma da previdência, e a partir de então, foram impostas regras mais duras para os trabalhadores da ativa e aos que ainda não entraram no mercado de trabalho.

A reforma aumentou o tempo de contribuição (40 anos) para os homens que quiserem receber o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As mulheres precisam ter 35 anos de contribuição.

Antes para receber o teto, o trabalhador precisava contribuir por 35 anos (homens) e 30 anos (mulheres), e pagar de acordo com o valor máximo do INSS.

Regra por pontos
A regra de transição de aposentadoria por pontos em 2021 funciona da seguinte maneira: Você soma a sua idade mais o tempo de contribuição, e em 2021 precisa dar 88 pontos para a mulher e 98 para o homem!

No entanto, para usar esta regra, a mulher precisa ter no mínimo 30 anos de contribuição e o homem 35:
Mulher
Somar 88 pontos (soma da idade + o tempo de contribuição). 30 anos de contribuição.
Neste caso uma mulher precisa ter no mínimo 58 anos de idade.
Homem
Somar 98 pontos (soma da idade + o tempo de contribuição). 35 anos de contribuição.
Neste caso, ele deve ter idade mínima de 63 anos de idade.

A lei limita esse escalonamento até 2026, quando a soma para as mulheres deverá ser de 90 pontos e para os homens, 100.

Aposentadoria por idade
Quem não alcançar a pontuação vai se aposentar por idade (65 anos) se tiver 15 anos de contribuição, no caso dos homens. As mulheres se aposentam a partir de 15 anos de contribuição, aos 62 anos.

Apesar da idade mínima ser de 62 para as mulheres , quem tiver 61 anos em 2021 e 15 anos de contribuição pode se aposentar, de acordo com as regras de transição, já que antes da reforma elas poderiam se aposentar aos 60 anos de idade e foi instituído um tempo de pedágio.

Idade mínima progressiva
A trabalhadora que optar por essa regra terá que ter contribuído por 30 anos e ter 57 anos de idade. O trabalhador deve ter 35 anos de contribuição e ter no mínimo 62 anos de idade.

Posts recentes

Arquivos

Categorias

Tags