BLOG
Fique por dentro do que acontece no Sindicato:
Projeto de Lei nº 14.015/2023 | Repudiamos ARBITRARIEDADE do Executivo e desrespeito ao Servidor!
Ouça a matéria!
De forma lamentável e arbitrária, o Executivo encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei (PL) nº 14.015/2023. O texto prevê reajuste de 5,33% nos salários dos Servidores e fixa o auxílio-alimentação em R$ 912. Porém, esta não é a vontade do funcionalismo, pois não garante avanços concretos. Durante as reuniões da Mesa de Negociação, deixamos claro o desejo dos trabalhadores na recuperação das perdas salariais nos últimos anos de uma forma melhor escalonada. Mas a Prefeitura e vereadores ignoraram este desejo.
Vale ressaltar que quando o vereador leu a proposta de aumento da Administração de 6,05% para 1º de abril nem ele acreditou e acabou rindo, pois é o “Dia da Mentira”. Poderia ser mesmo uma brincadeira do Governo e de extremo mau gosto. Até os nobres companheiros da Casa de Leis mostraram o quanto desvalorizam a categoria, pois aprovaram para si mesmos um aumento salarial de praticamente 50% e para nós praticamente um décimo disso.
AÇÃO
Nossa diretoria e um grupo de Servidores estiveram presentes na sessão extraordinária realizada nesta terça, dia 6 de junho. Solicitamos a palavra, inclusive como um novo apelo aos vereadores, a fim de que não votassem o PL. Infelizmente, mesmo sendo recebidos pelos parlamentares, o pedido do coletivo não foi acatado. Deixamos claro o nosso repúdio à esta atitude antidemocrática do Legislativo.
A Administração não optou pelo caminho do debate e bateu o pé em sua única proposta ofertada durante a Campanha Salarial. Nós do Sindicato fizemos um amplo estudo junto ao Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas) e sabemos bem da realidade do município, por isso jamais aceitaríamos calados índices, ao nosso ver, bem inferiores aos possíveis de serem concedidos ao funcionalismo.
AVALIAÇÃO DO SINDICATO
“É uma falta de respeito sem tamanho, pois procuramos não só os governantes como também os colegas da Câmara e todos tinham ciência da vontade da categoria. Ignorar a decisão do coletivo é ferir profundamente a dignidade dos trabalhadores. Conforme o último ofício encaminhado pelo SINDSERJUN, solicitamos reunião urgente na qual cobraremos esclarecimentos por esta postura inadmissível“, pontua nosso presidente Márcio Cardona.
Ficha de Votação
Projeto de Lei nº 14015/2023 – Prefeito Municipal – Reajusta os vencimentos, salários, funções de confiança, gratificações, proventos de aposentadoria e pensão e auxílio-alimentação do funcionalismo público, a partir de 1º. de maio de 2023.
Turno: Turno Único
Resultado: Aprovado(a)
Votos Sim: 19
Votos Não: 0
Abstenções: 0