fbpx

BLOG

Fique por dentro do que acontece no Sindicato:


Retrospectiva e reflexão sobre o ano de 2020

Sem dúvida 2020 foi um ano desafiador e repleto de adaptações a serem feitas. Mas mesmo com os desafios, o presidente do sindicato relembra conquistas marcantes para os servidores. “No primeiro ano da nossa administração começamos com uma reposição zero de salário. Nós conseguimos reverter a situação, e então conseguimos 6% de aumento, o que significou uma grande conquista”, pontua.

Outra conquista importante foi em relação a Lei Complementar 173/2020, conhecida como “lei de congelamento de salário do servidor público” que tem como objetivo principal o congelamento dos salários de servidores públicos até o final de 2021. O presidente do sindicato, Márcio Cardona, relata como a situação foi contornada pelo sindicato. “Por meio de estudos com o departamento jurídico, e analisando uma nota técnica do próprio governo federal, nós encontramos uma brecha na lei e conseguimos reaver a referência do servidor. Conseguindo uma certa nota na avaliação, o servidor garante 5% de aumento no salário. Então, através dessa avaliação jurídica, o sindicato conseguiu reverter esse prejuízo ao servidor”, conta.

Dentre as maiores dificuldades enfrentadas, sem dúvida, a pandemia tem sido a situação mais desafiadora e que cobrou de todos uma adaptação rápida. Para o sindicato e servidores públicos não foi diferente. “A pandemia causou um prejuízo gigante a nível mundial, mas o sindicato não parou em momento algum. Nós continuamos atendendo, claro que de uma forma diferenciada, mas não deixamos nenhum servidor na mão, mas sempre preocupados com as medidas de segurança”.

Uma das ações do sindicato em resposta ao enfrentamento da pandemia foi no sentido de testagem, solicitando junto à administração, testes para diversos setores do serviço público que trabalham diariamente na linha de frente do enfrentamento. “Nós buscamos junto à administração várias medidas, como o teste de covid. Num primeiro momento, pedimos para administração que se fizesse para todos que estão na linha de frente e fomos atendidos em relação ao pessoal da guarda e da saúde. Uma outra conquista foi garantir que o servidor afastado por síndrome gripal não tenha cortes no salário ou perda de referência”.

A respeito da campanha salarial de 2020, o presidente comenta que não foi solicitado aumento, mas a reposição da inflação, garantida pela constituição federal e o processo está sendo discutido judicialmente. “Não pedimos aumento, apenas reposição da inflação, que é o justo. Se você analisar quem na pandemia está na linha de frente, colocando a sua saúde e de seus familiares em risco, é justamente o servidor público”, ressalta o presidente.

Posts recentes

Arquivos

Categorias

Tags