Servidores federais sem reajuste desde 2015

No mês de dezembro de 2020 o Dieese divulgou dados sobre os reajustes salariais de servidores e empregados públicos em 2020.

Enquanto o custo de vida só aumenta, os servidores e servidoras federais seguem há cinco anos sem nenhum reajuste salarial. Um cenário que não tem perspectivas de mudança, uma vez que o país vive sobre o regime da Emenda Constitucional 95/16, editada pelo então presidente golpista Michel Temer (MDB) congelou o investimento nos serviços públicos por 20 anos.

O que não tem faltado para os servidores é luta. Desde a reforma da Previdência, defesa da educação pública, do Sistema Único de Saúde (SUS) frente à pandemia da Covid-19 e o combate à proposta de reforma Administrativa (PEC 32/20) de Bolsonaro e Paulo Guedes, entre outras batalhas. Entretanto, devido a conjuntura imposta pelo atual presidente, as conquistas seguem difíceis. Vale lembrar que as últimas foram em 2015 durante o governo Dilma Roussef (PT), quando além do reajuste (10,8%, parcelado 2016 e 2017), os servidores conquistaram a incorporação de 100% da gratificação de desempenho e da Gacen à aposentadoria.