BLOG
Fique por dentro do que acontece no Sindicato:
Servidores públicos no combate à disseminação do coronavírus
Os profissionais da saúde e da segurança pública são essenciais na sociedade e estão na linha de frente no combate ao coronavírus em Jundiaí. Médicos, enfermeiros, técnicos, policiais e equipes do Corpo de Bombeiros convivem, todos os dias, com uma realidade que os coloca em uma condição de vulnerabilidade diante da covid-19.
Importância da saúde pública
A pandemia acendeu um alerta no mundo sobre a importância da saúde pública. No Brasil não é diferente, no entanto, outro fator também pode ser enaltecido: a relação fundamental entre os serviços e instituições públicas para com a população.
No mesmo momento em que a maioria das pessoas permanecem em casa para evitar a propagação da doença, os trabalhadores de serviços essenciais, boa parte deles servidores como os profissionais responsáveis pela limpeza, segurança, portaria, recepção, agentes comunitários de saúde e muitas outras funções essenciais precisam seguir e, muitas vezes, intensificarem suas rotinas de trabalho.
Em meio a tanta tristeza, é possível observar os servidores abrindo mão de suas vidas – grande parte deles se mudaram para hotéis a fim de evitar se expor aos familiares – para se entregarem totalmente ao combate do vírus, com intuito de diminuir os efeitos e a disseminação do mesmo.
O presidente do SindSerJun, Marcio Cardona, ressalta sobre a batalha árdua dos servidores no enfrentamento da Covid-19. “A dor de perder colegas e de ver diariamente pacientes serem vencidos pelo vírus na batalha pela vida, tudo isso muito de perto. Todos esses percalços têm sido rotina na vida desses servidores neste período”
“Buscando minimizar os efeitos dessa pandemia sobre os servidores, o SindSerJun, em paralelo, tem buscado sempre novas formas de garantir a segurança de todos os profissionais, exigindo e fiscalizando a distribuição de EPI’s e a garantia de seus direitos trabalhistas”, acrescentou Cardona.
Desde os profissionais de saúde, que lutam arduamente na linha de frente em combate à Covid-19, até os garis – que evitam o caos sanitário nas cidades, são todos peças fundamentais para que o país possa continuar funcionando.