fbpx

BLOG

Fique por dentro do que acontece no Sindicato:


SINDSERJUN Parabeniza todas as servidoras pelo Dia Internacional da Mulher

Hoje dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Porém, é importante lembrar que esse também é um dia de luta. Luta por igualdade, luta por respeito, luta pelo empoderamento feminino.

Essa data especial foi criada no século XX, tendo em vista as lutas femininas por melhores condições de vida, trabalho, igualdade de direitos econômicos, sociais e por igualdade política.

Primeiros movimentos nos EUA e Europa

A primeira manifestação aconteceu em Nova York, no dia 26 de fevereiro de 1909. A passeata contou com cerca de 15 mil mulheres que protestaram por melhores condições de trabalho, que na época eram muito precárias e exploradoras.

Em outubro de 1910, em Copenhague, capital da Dinamarca, aconteceu a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, cuja líder socialista alemã Clara Zetkin sugeriu que houvesse uma agenda anual de ações em prol das mulheres.

Primeiro 8 de março

A partir de 1911, as manifestações começaram a acontecer anualmente em diferentes datas entre fevereiro e março, de acordo com cada país.

No dia 8 de março de 1917, um grupo de operárias saiu às ruas para protestarem contra a fome e contra a Primeira Guerra Mundial. Elas foram drasticamente repreendidas, e o episódio acabou dando início à Revolução Russa.

Desde então, o movimento internacional socialista adotou a data como o Dia internacional da Mulher, e as comemorações passaram a ser realizadas no mesmo dia em vários países.

Oficialização da data pela ONU

A ONU — Organização das Nações Unidas — declarou o ano de 1975 como o “Ano Internacional da Mulher” e, foi a partir desse ano que o 8 de março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher.

O dia 8 de março traz consigo fatos históricos de lutas e conquistas de todas as cidadãs que iniciaram com movimentos feministas consagrando a conquista dos direitos sociais, políticos e econômicos às mulheres. Desde então, “elas” vêm conquistando cada vez mais espaço no mundo, se tornando peça fundamental para a economia, política e tantas outras áreas que antes eram símbolo masculino.

O presidente do SindSerJun, Marcio Cardona, parabeniza todas as mulheres, “O Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante do calendário mundial.  É um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas femininas, principalmente por igualdade e respeito. Parabéns para todas as mulheres que têm conquistado seu espaço, sem perder a sua essência feminina”, ressalta Cardona.

Posts recentes

Arquivos

Categorias

Tags