Dicas para começar bem o ano

Ano novo e hábitos novos, que tal? Confira abaixo um guia com pequenas mudanças de comportamento no trabalho que podem prevenir ou facilitar a solução de problemas no futuro. Não custa nada ler até o fim e adotar novos hábitos.

Finalize tarefas

Pessoas que fracassam costumam deixar o trabalho para ser feito sempre depois. Resolva as pendências do ano que acabou o mais rápido possível. E não perca de vista que todas as tarefas devem ter começo, meio e fim!

Mantenha a organização

Quando temos o ambiente de trabalho organizado, a sensação de bem-estar é muito maior e isso faz com que as ideias fluam com mais facilidade.

Limpe a caixa de e-mail

Organize seus e-mails em pastas. Faça uma varredura em todas as entradas e exclua o que não é mais necessário.

Deixe o que foi ruim no passado

Liste os maiores problemas que enfrentou em 2020. Pessoas desagradáveis ou situações de conflito devem apenas servir de referência para o que não queremos ou não devemos levar em frente.

Recicle seu conhecimento

Qual foi a última vez que você fez um curso de especialização? Sempre é hora de agregar novos conhecimentos. Só não vale parar no tempo!

Defina metas e objetivos

Reflita sobre as conquistas no ano de 2020. Agora, liste as que pretende alcançar nos próximos 365 dias. Mantenha o foco nelas e trabalhe duro. Ter objetivos – de longo, médio e curto prazos – é essencial para a sua evolução pessoal e profissional. Relacione cada passo que imagina ser necessário para alcançá-los. O sucesso precisa de um norte para chegar.

Respire

Adote como hábito pausas curtas para “respirar”. Faça isso em qualquer momento do dia. Que tal alguns minutinhos no horário de almoço? Conecte-se com a natureza, esvazie a mente e relaxe por instantes. Isso irá ajudá-lo a “descarregar” e a colocar as ideias em ordem durante a jornada de trabalho.

Inspire-se nos melhores

Faça uma lista de pessoas que considera bem-sucedidas. Ao escrever cada nome, mentalize o que considera ser o caminho de sucesso de cada uma delas. Veja o que pode absorver para a sua conduta de vida. Inspirar-se nos melhores é uma boa receita para o seu crescimento também!

Desenvolva novas habilidades

Exercite a mente fazendo coisas completamente novas. Adquirir conhecimentos que fogem de nossa rotina é uma excelente forma de exercitar os neurônios, conhecer novas pessoas e enxergar outras possibilidades.